DOAJ Estabelece Novos Critérios para Edições Especiais
O Diretório de Periódicos de Acesso Aberto (DOAJ) anuncia a implementação de novos critérios para a submissão e gestão de edições especiais em revistas acadêmicas. As edições especiais consistem em coleções de artigos focalizados em uma temática específica, frequentemente gerenciadas por editores convidados, destacando trabalhos relevantes e atuais em nichos de pesquisa específicos.
Os critérios estabelecidos são os seguintes:
- O editor-chefe é designado como responsável pelo conteúdo global da revista, incluindo números especiais, os quais devem estar alinhados com o escopo da publicação.
- Os artigos destinados a números especiais devem ser submetidos ao mesmo rigor do processo de supervisão, incluindo revisão por pares, como os artigos regulares.
- Os periódicos são obrigados a verificar as credenciais dos editores convidados para garantir a qualidade e integridade do processo editorial.
- O editor-chefe ou membro convidado deve supervisionar ativamente o trabalho do editor convidado, garantindo a conformidade com as diretrizes estabelecidas.
- Os artigos submetidos para edições especiais devem passar por um processo de revisão independente, representando, no máximo, 25% do total da edição.
- O DOAJ não aceitará a inclusão de um periódico se a totalidade do conteúdo do último ano/volume for publicada exclusivamente como números especiais.Para mais informações sobre os novos critérios, acesse a página do DOAJ clicando aqui.